Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12.2)
Meu propósito neste estudo é mostrar à Igreja a possibilidade de viver vida santa - no padrão de Deus - e a necessidade de resistência à influência do padrão do mundo na vida diária.
Ouvi há algum tempo um pastor que pregou que Deus está procurando homens e mulheres para se colocarem na brecha do muro - ou seja, falhas no cerco da cidade por onde podiam passar os inimigos - para serem intercessores...
Avivamento ou Renovação espiritual em todos os lugares e épocas começou sempre com profunda convicção de pecado, busca de santidade, e volta e submissão à ação e atualidade da Palavra de Deus... Por essas razões, a Renovação espiritual - ou Reforma Protestante - irrompida na Igreja Católica e que marcou a história da Igreja e da humanidade no século XVI, instaurada em 31/10/1517 e liderada pelo monge católico, Martinho Lutero. Se você não a leu, sugiro que a leia. É o acontecimento mais importante da história, depois da vinda de Jesus ao mundo e do ministério dos apóstolos do I século.
Avancemos no tempo e cheguemos nos séculos XX e XXI: tempo em que a Igreja em todo o mundo tem experimentado o mover do Espírito Santo em poderosa renovação espiritual, conhecida como sinônimo de pentecostal. Talvez a denominação de renovação espiritual e não de pentecostal seja para diferenciar das denominações pentecostais históricas até então existentes, como a Assembléia de Deus, por exemplo. É pentecostal quem crê, busca, recebe, enfatiza a experiência do Batismo no Espírito Santo como acontecimento de suma importância na vida do salvo ou do crente. As igrejas históricas não vinham preenchendo mais os anseios de seus membros, os quais buscavam viver uma experiência nova, ou algo novo em suas vidas. As igrejas pentecostais então existentes não conseguiram atender aos que passaram por uma renovação espiritual ou renovados, pelo fato de enfatizarem e se envolverem também com usos e costumes, como sendo sinal de santidade. A renovação espiritual nas Igrejas históricas busca essencialmente a vivência de um cristianismo autêntico, real, vivo, existencial, praticável, cristocêntrico e bíblico à semelhança dos cristãos da Igreja do 1º século, conforme relata Atos dos Apóstolos. Esta vivência é estilo, filosofia e alvo de vida, individual e comunitária, dentro dos princípios éticos e de santidade do evangelho de Jesus. A renovação espiritual passou a ser fenômeno social, moral e espiritual aqui e em todo o mundo. Avivamento ou renovação espiritual é o mover do Espírito Santo na vida de cada um na Igreja, em contrição, em arrependimento, confissão de pecados e vida de santidade. Avivamento ou renovação espiritual é, portanto, a intensa busca de vida de santidade na presença do Senhor. Um pastpr amigo meu, em viagem ao campo e aos missionários do Timor Leste, visitou a Pra. Fátima Gomes, pastora da principal igreja da Assembléia de Deus em Dili, capital do Timor, e líder nacional daquela Igreja. Ela contou como Deus moveu o Seu Espírito naquele país, começando na Ilha de Ataúro, em 1978. Num culto em que toda a Igreja estava reunida, o Senhor operou pela Sua Palavra e Espírito Santo uma convicção de pecado tão profunda que todos caíram de joelhos e com o rosto em terra, em orações e prantos, em arrependimento e confissão de pecados; momentos depois, um e outro se levantavam e procuravam um irmão para confessar suas ofensas e pecados e pedir perdão. Obra santa! Em cada culto, no momento de oração, o fato se repetia e se espalhou pelas demais igrejas da ilha e, depois, chegando na ilha do Timor. Mover de Deus!
Tem havido resistências em toda parte, baseando-se em exemplos negativos, é verdade. Avivamento espiritual não é mudança na liturgia de culto, não é mudança de hábitos; é o cumprimento da Palavra do profeta Joel ( 2.28 e 29), e ninguém poderá deter: "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias"
RENOVAÇÃO ESPIRITUAL É NÃO SE AMOLDAR AO PADRÃO DO MUNDO, MAS AMOLDAR-SE AO PADRÃO DE DEUS.
Em primeiro lugar, "AMOLDAR" é tornar-se igual ao "molde" utilizado: se o molde é de acordo com o padrão mundano, o resultado será igual ao molde utilizado. E qual o "molde" ou o padrão que o mundo impõe ao homem natural? É um conjunto infinito, mas gostaria de destacar alguns: a liberação da mentira: "não tem importância...", "uma mentirinha às vezes é necessária...". Seja qual for o tamanho da mentira, é de procedência maligna, do diabo. A infidelidade no casamento, o adultério, a fornicação (relação sexual entre solteiros fora do casamento) são coisas comuns... aliás, adultério nem é mais considerado crime no código brasileiro - "todo mundo cai nisso...". A sonegação dos impostos ao governo passou a não ser mais considerado roubo - é considerado retenção de capital de giro para gerar mais empregos: "todo mundo rouba no governo...". . Devemos não andar segundo a opinião mundana, mas andar segundo o que Deus pensa e quer de nós. O salmista Davi disse: "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite." (Salmo 1.1 e 2).
Em segundo lugar, tomar a forma do mundo é viver de acordo com a vontade do príncipe deste mundo. Nós proclamamos que "Jesus é nosso Rei", que "Jesus reina em nosso coração"... mas muitas vezes obedecemos às ordens do príncipe deste mundo, além de nossas próprias vontades. Ser Rei é ser senhor, é ser dono de alguém ou de algo. Se Jesus é nosso Rei, Ele tem que ser Senhor de nossa vida e nós temos que obedecer ao que Ele nos manda. Há incoerência entre o que dizemos ser ou que cantamos e o que realmente fazemos no dia-a-dia.
Em terceiro lugar, renovação espiritual é mudança de mente. Diz o texto-base: "mas transformem-se pela renovação da sua mente". Renovar a nossa mente é passar pela experiência do novo nascimento. É uma renovação real, de verdade, vinda de Deus e não de emoções; é do Espírito e não da carne; é duradoura e não passageira. O coração e a mente renovados pelo Espírito Santo precisam viver de acordo com o ensino, a ética e a moral do evangelho de Jesus. De acordo com o ensino de Paulo, como está a sua renovação espiritual? Virou um ritual, uma rotina? Você gostaria de passar novamente por um novo mover do Espírito Santo numa nova renovação espiritual? Deus quer começar hoje mesmo a fazer isso na vida da Igreja toda e particularmente em sua vida. Você precisa se entregar ao Senhor para que Ele faça isso em você. E amar ao seu próximo, como se fosse a si mesmo. Se você não está disposto a pagar o preço, só me resta orar por você. Queremos andar no mesmo espírito com pessoas realmente comprometidas com o Espírito Santo na sua plenitude, em vida piedosa de santidade e que queiram viver esta gloriosa experiência!